top of page

Sobre o SELL

 

A missão do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Vilhena é estimular a produção e a socialização do conhecimento, fomentando e valorizando a cultura da especialização acadêmica na região norte.

 

São duas as matrizes do evento, postas sempre de modo interdisciplinar: as discussões acerca da linguística e seus desmembramentos e as reflexões concernentes aos estudos literários e artísticos. Dá-se também importância, a fim de atender o anseio formativo dos professores da rede pública, às relações acerca desses temas (linguística, letras e artes) com a educação  e o exercício do magistério no ensino fundamental e médio.

 

Sendo o seu objetivo principal contribuir com a educação e com a formação de professores, e tendo se consolidado como evento dessa natureza em Rondônia e região, o Sell adquiriu o traço pluritemático que o define. A 20ª edição do evento, sem descurar dessa tradição, e seguindo a trilha que se abriu com a criação dos cursos de mestrado em Letras e em Estudos Literários, prossegue a reorganização de sua estrutura e temática. Mantém-se, contudo, o propósito de catalisar o anseio de formação acadêmica, transformando-o em ação educativa, além de testar, afirmar e consolidar as linhas de investigação dos estudos de Letras na Unir e estimular a interação entre graduação e pós-graduação.

 

 

 

 

Tema do XX SELL

 

A hiperespecialização nas ciências humanas cumpriu o papel de superar ora a indulgência ora a racionalidade de viés inflexível que durante longos períodos imperou nos estudos da linguagem, obliterando avanços na crítica literária. A hiperespecialização, contudo, trouxe consigo a parcelização do saber, numa complexa disputa e coexistência entre teorias, que coincide com a perda da centralidade da cultura. Nas artes, parece coincidir com a crise do estilo, que indicia tanto uma nova relação entre natureza, valor e forma, como a reconfiguração da crítica.

 

Isto posto, e sem cair em racionalizações estreitas, ou em relativismos que servem à acomodação de diferenças, o XX SELL, sob o tema A crítica literária em foco, pretende refletir sobre o papel da crítica literária e as suas relações com outros campos de interesse. Sob essa visada, interessa também o caso brasileiro: o acervo, as abordagens em voga, as sondagens interdisciplinares. Toma-se a crítica como perscrutação teoricamente compromissada, antenada aos movimentos do presente (marcado pela multiplicidade de meios e pela hiperinflação simbólica) e atenta à produção simbólica do passado.

 

Entre as várias perspectivas que se possam adotar, são quatro as diretivas iniciais: o que pode significar a disposição persistente para tomar a literatura como objeto de reflexão e campo híbrido de saberes? Ao situar-se como gênero e domínio de uma elite intelectual, e tendo como objeto um bem comum (invariavelmente mal distribuído), poderia a crítica assumir algum compromisso fora de si mesma, sem medo se perder? Seu conceito seria inteligível apenas no interior de si mesma e a partir de si mesma ou haveria demarcações a partir das quais outros campos do saber poderiam pronunciar seus comedimentos e fronteiras? Como o ensino (em seus diversos graus) se utiliza dos conceitos da crítica? É com indagações como essas, convidando à reflexão, que o XX SELL recebe seus convidados e participantes.

 

 

 

 

Nossa história

 

O SELL, Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da UniR, foi criado em 1994 e tem como objetivo fomentar o debate acadêmico-científico entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com a participação de estudantes e professores da região Norte, particularmente de Rondônia e da UniR, além de integrar os universos da graduação e da pós-graduação e de interferir nas demandas formativas dos professores do ensino básico e médio, especialmente no contexto da rede pública.

 

O evento surgiu da inquietação intelectual de docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia –Campus de Vilhena – que sentiram a necessidade de criar um organismo que servisse ao debate na área da linguagem e também de painel para a exposição e divulgação da produção científica e artística dos profissionais vinculados às áreas de Letras Linguística e Artes. Após a criação do Mestrado em Estudos Literários e do DINTER em Letras, o evento tem aprofundado o seu caráter científico e seu interesse pela integração entre graduação e pós-graduação, sem perder, contudo, a sua preocupação social e o seu interesse de contribuir permanentemente com o debate sobre a formação de professores. A 20ª edição do Seminário elege como tema central “a crítica literária”, entendida tanto no sentido estrito de disciplina como em perspectiva abrangente que nomeia a produção de um discurso acerca de um texto literário. E, sem descurar de sua origem pluritemática, acolhe simpósios, cursos de curta duração e comunicações que abrangem o conjunto dos estudos linguísticos e literários.

 

Em vinte anos de história o SELL realizou centenas de palestras, conferências e mesas redondas, e cerca de 300 minicursos e 1800 comunicações, além de exposições, debates e atividades artísticas e culturais. Com uma agenda eclética e movimentada, tem recebido os mais destacados profissionais das áreas de Letras e Linguística: João Wanderley Geraldi, Sírio Possenti, José Luiz Fiorin, Carlos Alberto Faraco, Clélia Jubran, Bruno Fregni Bassetto, Raquel Salek Fiad, Leonor Scliar-Cabral, Nelly Novaes Coelho, Maria Antonieta Cunha, Aguinaldo José Gonçalves, Antonio Dimas, Carlos Erivany Fantinati, Célia Maria Domingues da Rocha Reis, Ivã Carlos Lopes, José Batista de Sales, Norma Wimmer, Eduardo de Faria Coutinho, Marcos Bagno e Marcos Antonio Siscar, entre muitos outros. Entre os escritores, já estiveram no SELL Marçal Aquino, Ricardo Azevedo, Fanny Abramovich, André Carneiro, Luís Camargo, Cristovão Tezza, Oscar Nakasato, Veronica Stigger e Rejane Zilles (Cineasta), entre muitos outros.

 

 

 

bottom of page